Microsoft abrirá especificações de vários produtos

A Microsoft anunciou que publicará as APIs (Application Programming Interface) dos seus principais produtos, liberando o acesso à informações de como alguns protocolos e seus sistemas se intercomunicam, tanto em desktops como em servidores, permitindo aos desenvolvedores a criação de soluções mais compatíveis. Steve Ballmer afirmou que a nova decisão da MS muda radicalmente a relação da empresa com o software livre, ampliando oportunidades.

Até então, o acesso a esses dados era fornecido apenas para alguns parceiros, mediante grandes acordos – como com a Novell, por exemplo. Com a abertura ao público, os desenvolvedores não precisarão pagar royalites para usar as informações. Segundo Ballmer, CEO da MS, os produtores de aplicações gratuitas que tenham alta interoperabilidade com tecnologias da MS não serão processados pelo uso das APIs e informações disponíveis. Para produtos comerciais, será necessário o pagamento de uma taxa de licenciamento.

Para começar, serão liberadas as especificações de protocolos de comunicação usados pelo Windows Server. Entre os outros produtos que terão funções expostas estão o Windows Vista, .NET Framework, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint Server 2007. Sobre o Office 2007, ela anunciou que serão liberadas mais especificações já dentro de alguns meses. Recentemente foram abertas as especificações dos formatos de arquivos do Office.

O esforço não é de graça. A MS é acusada de concorrência desleal na Europa, por não revelar informações detalhadas sobre como seus aplicativos trabalham e se integram a outras soluções. Com isso, a empresa espera no mínimo “aliviar sua barra” no grande mercado europeu.

As reais intenções da MS não são divulgadas, cada um tira suas próprias conclusões. Mas mesmo assim, isso pode trazer algo de útil, muito útil, para os programas open source. Imagine o que seria do Wine, por exemplo, se a API Win32 fosse aberta publicamente? Praticamente todo software para Windows rodaria com perfeição no Linux. Hum… Será que a MS realmente quer isso?

Leia mais no site da própria:

https://www.microsoft.com/presspass/press/2008/feb08/02-21ExpandInteroperabilityPR.mspx

https://www.microsoft.com/presspass/presskits/interoperability/default.mspx

https://www.microsoft.com/interop/principles/default.mspx

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!