Apesar de antigo e não usado hoje em dia, exceto em uma ou outra máquina virtual e por entusiastas, ou por quem “ainda” se prende à ele, o pessoal amante do OS/2 tem pedido para a IBM para que ele seja open source. Afinal, não é mais comercializado nem tem sua força de antes.
A IBM respondeu à segunda carta com o pedido do site os2world.com, educada, mas dizendo não: não pretendem tornar o código do OS/2 disponível publicamente.
Veja a essência da carta (numa tradução livre):
“Obrigado por sua carta e por sugestões recomendando um projeto open source para o OS/2.
Assim como nossa resposta a vocês na carta de setembro de 2005, nós consideramos o posicionamento do OS/2 open source várias vezes no passado, e, por várias questões de negócios, técnicas e motivos legais, decidimos não tornar o OS/2 open source.
A IBM tem um serviço que continua disponível para clientes que precisam de suporte para o OS/2, embora não temos planos para atualizar o sistema. A IBM tem recomendado aos clientes do OS/2 para considerarem a migração para soluções alternativas, e temos uma série de softwares e serviços para ajudar os clientes a migrarem. Gostaríamos de pedir-lhe que incentives qualquer cliente que ainda planeja sua migração ou que tenha outros requisitos técnicos, para contatar um representante da IBM e discutir como esses serviços podem ser aplicados.”
É, OS/2 open source, ainda não foi dessa vez. Veja a carta original e completa: