Depois de 7 meses de desenvolvimento, a conhecida ferramenta de gerenciamento de pacotes RPM Package Manager (RPM) foi liberada sob uma nova versão estável: agora 5.0.
Nessa versão, o gerenciador de pacotes finalmente pode ser considerado completamente independente de plataforma (cross-platform), com software reutilizável e código limpo.
Algumas das novidades e modificações:
– Os ambientes de compilação automake / autoconf / libtool foram praticamente reescritos do zero, permitindo agora a ligação de bibliotecas de terceiros de maneira bastante flexível. Não há mais suporte para os antigos arquivos “rpmrc”, agora tudo pode ser configurado pelo “macros” em tempo de execução.
– A base do código do RPM foi portada para todas as grandes plataformas, incluindo BSD, Linux, Solaris, Mac OS X / Unix, e Windows/Cygwin. O código também está mais limpo, podendo ser compilado em vários compiladores, tais como GNU GCC, Sun Studio e Intel C/C++.
– Os pacotes RPM agora suportam a compressão LZMA, e anda em estado experimental o formato XML Archive (XAR) para determinadas informações dos pacotes. O LZMA normalmente comprime mais do que o zip, bzip2 ou até mesmo do que o rar. Mas o gzip continua como padrão, e o bzip2 como opcional.
– Entre várias outras melhorias, limpezas no código e remoção de recursos obsoletos.
Divulgação e notas de versão:
https://rpm5.org/pressrelease.php
Download e mais informações no mesmo site:
Esta postagem foi modificada pela última vez em 02/06/2009 22:26