Regressão? O próximo Service Pack 1 para o Windows Vista, de acordo com uma série de testes realizados pelo Gizmodo, “detonou” o desempenho do sistema com relação à rede e gravação/leitura em disco. O software é notavelmente mais rápido que o seu antecessor Windows XP em performance geral, em um Xeon de quatro núcleos, além de melhor em gerenciamento de tarefas da CPU, bem como em codificação de vídeo e efeitos 3D. Contudo, o SP1 para o Vista piora a velocidade da rede em situações de alto tráfego: uma transferência que demorava 3,5 minutos para acontecer no XP demora 13 minutos no Vista recém lançado, e 15,5 minutos no Vista com SP1, mostra o teste.
Os testes mostram também a velocidade de disco reduzida, dos 119/123 MB por segundo para leitura/gravação para somente 83/61 no Vista, e 80/53 no Vista com SP1. A velocidade se reduz muito no final da transferência usando um HD de 15000 RPM.
A Microsoft não comentou a análise publicada, contudo, a empresa teve a responsabilidade de reescrita de várias porções de código do Vista, em se tratando de rede e drivers para dispositivos de armazenamento.
Veja mais em:
https://www.electronista.com/articles/07/12/27/vista.sp1.slows.down/