Tá afim de estudar como é feito um sistema operacional? Por baixo dos panos, desconsiderando a programação visual, uso de bibliotecas e frameworks… A coisa não é fácil não. Para curiosos de plantão, podem dar uma olhada no MikeOS, um sistema operacional simples, mais com intenções de colaborar com o aprendizado de assembler e a plataforma x86 em si.
Foi lançada recentemente a versão 1.1, com algumas melhorias minimalistas, como um script para compilação no Mac OS X. Segundo o site oficial:
“O MikeOS é um sistema operacional de 16-bit para a plataforma x86, escrito na linguagem assembler, que pode ser inicializado a partir de um disquete ou CD-ROM. Ele suporta entrada de usuário por meio da uma interface em modo texto, linha de comando, suporta partições de disquetes FAT12 (DOS) e saída de sons no auto-falante interno do PC (speaker). Ele pode rodar programas externos e tem cerca de 30 chamadas de sistema. Há inclusive suporte para programas básicos .COM do DOS também.
Ele não tem a intenção de ser um sistema operacional de uso geral; é projetado como ferramenta de estudo para demonstrar como os sistemas simples funcionam. Se você quiser aprender a linguagem assembler para a plataforma x86, o MikeOS pode ser um bom começo – o código é simples, há documentação abrangente sobre o sistema em si, e estamos felizes em incluir novos recursos.”
Veja algumas imagens:
Nesta última, ele está rodando o Vlak – um velho joguinho para DOS.
Ele roda em qualquer 386 com 1 MB de RAM, ou em máquinas virtuais – nem precisa falar que tende a ser super veloz, hehe.
Página do projeto, informações e download:
Documentação, além de tratar de como um sistema operacional interage com o hardware básico, tem um pouco sobre assembler:
Deixe seu comentário