O formato de arquivos PDF (Portable Document File) da Adobe, foi aceito como padrão internacional pela ISO (Organização Internacional de Padrões). Com isso, deverão ser unificadas outras funções do PDF, aprovadas anteriormente. A decisão foi de 13 votos contra 1.
“A Adobe recebeu confirmação que a votação da aprovação do PDF 1.7 como padrão ISO 32000 ganhou por 13 votos contra 1”, escreveu Jim King, cientista-sênior e arquiteto do PDF dentro da Adobe, em post no seu blog nesta última terça-feira (04/12).
Em janeiro a Adobe divulgou sua intenção de tornar o formato PDF um padrão, e então o submeteu ao comitê técnico da ISO, em julho. Antes disso, alguns trechos do PDF, como PDF/Archive e PDF/Exchange, já haviam sido aprovados pela ISO.
A Adobe, com isso, abre um pouco do controle do formato, que já é um tanto aberto – várias aplicações podem gerar arquivos PDF sem depender de licenças ou royalites, por exemplo. Sendo aceito como padrão pela ISO, outras organizações poderão influenciar sobre modificações futuras no projeto como um todo, e a Adobe será apenas mais uma das envolvidas nas decisões. É isso que Kink, nomeado como editor técnico do novo padrão, espera:
“O desafio será incentivar as pessoas a participarem na próxima versão do padrão. Muitas pessoas querem padrões, mas isto exige algumas medidas de segurança antes da participação”, escreveu.
Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/12/05/idgnoticia.2007-12-05.6051373064/
Documento de fevereiro de 2007, onde a Adobe expõe a idéia de tornar o formato PDF um padrão ISO:
http://www.adobe.com/br/aboutadobe/pressroom/pr/feb2007/PR_Adobe_AIIM.pdf
Deixe seu comentário