Pesquisa indica interesse maior em eletrônicos ‘verdes’

Nova pesquisa indica que consumidores estão mais interessados em eletrônicos “verdes”

Por Joel Hruska | Publicado: 03/12/2007

Forrester Research (Pesquisas Forrester, em português) lançou uma pesquisa hoje indicando que um número significativo the consumidores dos Estados Unidos – aproximadamente 12% dos 5.000 adultos pesquisados – estão preferindo gastar mais dinheiro por produtos que gastam menos energia, provenientes de uma companhia conhecida por ser amigas do meio ambiente, ou ambos. Estes “verdes brilhantes” (termo usado por Forrester) estão tanto preocupados com o meio ambiente como também estão de acordo em pagar um adicional (ainda não especificado) para produtos com um impacto ambiental menor.

“Verdes” (41% dos adultos entrevistados) são os consumidores americanos que estão preocupados com o meio ambiente mas não estão dispostos a pagar mais por produtos menos nocivos ao ambiente. Dados os resultados da pesquisa de Forrester, é sensato assumir que membros do grupo verde vão preferir produtos “verdes” e pensam em pagar um adicional por eles, mas este pensamento vai depender diretamente em quão grande é adicional e quais outras características ou benefícios o dispositivo pode oferecer além do adicional dele ser mais amigável ao meio ambiente.

O grupo final (e maior) de consumidores são classificados na pesquisa de Forrester como “Não Verdes” – provavelmente porque “Marrons” não tem um nome tão atrativo. Estes são, para ser simples, consumidores que não ligam para o impacto ambiental dos produtos e não possuem as preocupações dos grupos verdes.

A pesquisa identificou a Apple como a empresa com a base de consumidores mais verde, seguida, bem estranhamente, pela Compaq. A pesquisa nota que um número de empresas, incluindo a Apple, Toshiba, e Dell, saíram de seus caminhos para falar sobre as preocupações ambientais – mas aponta que isso aparenta ser a ponta do iceberg. Com a popularização dos produtos amigáveis ao meio ambiente, Forrester prevê que haverá ainda mais ênfase em tais características nos produtos por todo o mercado.

Algo que a Forrester Research não diz é a necessidade de vigilância e de uma avaliação adequada aos produtos. Termos como “verde” são comumente soltos por aí com uma vaga noção de que a idéia de “green” siginifica, em algun sentido, amigável ao meio ambiente. Nós já vimos claramente desigualdades entre como vários grupos avaliam o significado do termo – a Apple lidera o mercado de PCs em termos de compradores com eco-consciência, apesar do Greenpeace tentar criticar a Apple a cada oportunidade que consegue, tudo em nome de proteger o meio ambiente. Em longo prazo, a confusão sobre qual produto é atualmente amigável ao meio ambiente pode servir como base para confundir consumidores e trabalhar contra a meta de melhorar a educação do consumidor e as práticas de manufatura. Verde pode ser o novo preto, mas não importa muito a menos que o mercado tenha um progresso de verdade além de palavras com estilo e reclamações provocativas.

Fonte original : http://arstechnica.com/news.ars/post/20071203-new-report-indicates-consumers-are-more-interested-in-green-electronics.html

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