Republicação do dia 30/12 devido à problemas técnicos
O Google testa um novo serviço nos EUA, Europa e Ásia, para o Google Maps Mobile – a versão para celulares do serviço de mapas e rotas da empresa.
Num sistema ainda precário e em altos testes, é possível localizar celulares por triangulação de antenas. Isso permite que celulares com o Google Maps Mobile possam descobrir sua localização no mapa mesmo sem um chip GPS instalado.
O processo aponta no mapa o local de determinado celular, baseado em informações sobre sua posição com relação a diferentes antenas das operadoras de telefonia móvel. Segundo o Google, esse sistema permite localizar celulares (e conseqüentemente, pessoas) com precisão entre 500m e 5km. Tal precisão irá variar conforme a densidade de celulares na região em que o usuário estiver.
Apesar da alta margem de erro, torna-se uma alternativa praticamente gratuita para quem não tem chips GPS. Atualmente ainda não funciona em todos os celulares, mas é testado com sucesso nos BlackBerry, Symbian Series 60, ou Windows Mobile – que podem atualizar para a versão beta do serviço. Alguns da Motorola e Sony-Ericsson que suportam mobile Java também podem executar o novo programa.
Não há ainda previsão de lançamento oficial da versão final ou conclusão, nem mesmo sua chegada no Brasil.
Particularmente, isso pode ser um atentado à privacidade 🙂 Aliás, o celular em si já é.
Fonte:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/29112007-12.shl
Leia mais em:
http://www.electronista.com/articles/07/11/28/google.my.location/
Deixe seu comentário