Profissionais da área gráfica que usam Linux ainda encontravam um problema com o gerenciamento de cores, dificultando um pouco (mas claro que não impossibilitando) a impressão “perfeita” de fotos e imagens em geral. Com o Gimp 2.4, recém lançado, a coisa mudou: ele agora reconhece e trabalha com perfis de cores.
O Bruno Buys publicou um artigo interessante no site Dicas-L, que explica a importância do gerenciamento de cores para imagens digitais e dá vários links para sites com informações importantes, esclarecendo dúvidas e trazendo experiências para quem ainda não domina ou entende o assunto.
Veja o começo:
“O preenchimento desta lacuna [Gimp 2.4] habilita o Gimp para uso em uma nova gama de tarefas, principalmente impressão de alta qualidade. Nesta área o gerenciamento de cor é fundamental.
É fácil entender porquê: O gerenciamento de cor é a tecnologia que permite que dispositivos gráficos diferentes entendam informações de cores de maneira acurada e consistente, evitando desvios como aqueles obtidos quando você, por exemplo, imprime uma página web e as cores saem diferentes do que você vê na tela do monitor. Porquê ocorrem estes desvios? […]”
Leia o artigo em:
Deixe seu comentário