O Google lançou mundialmente – e no Brasil, claro – o Google Custom Search, serviço de busca personalizado. Há algum tempo atrás isso já estava disponível, mas agora o foco comercial começa a vir à tona.
Com a pesquisa personalizada, donos de sites, blogs e cia podem usar o motor e a base de dados do Google para colocar recursos de pesquisa no seus sites. Não se investe em servidores, aplicativos, em nada basicamente. Basta montar uma página com os códigos oferecidos pelo Google, e os resultados aparecem na sua página personalizada – tudo por conta deles. Há alguns meses publiquei uma notícia aqui com um screenshot, caso queira ver:
https://www.hardware.com.br/noticias/2007-08/46BD7435.html
Caso não pretendam criar uma página personalizada para os resultados, os proprietários dos sites podem apenas usar um link para uma página do Google, que faz a busca apenas no site determinado. Isso está em uso aqui no GdH também 🙂
Além de buscas simples, esse recurso permite que sejam feitas buscas temáticas, em determinadas seções do site, ou em vários domínios selecionados.
A novidade agora é a expansão comercial do serviço. A versão gratuita exibe anúncios nos resultados, exceto para sites não comerciais. Para usar determinadas personalizações, no entanto, pode ser interessante usar a versão paga.
Ela pode ser contratada por preço inicial de US$ 100, para busca em um site de até 5 mil páginas, a até US$ 2 250 dólares anuais, para sites com até 300 mil páginas.
A administração e controle é fornecida agora em português, além de vários outros idiomas. No blog do Google, eles reforçam essa idéia:
“No Google, nós pensamos globalmente. Hoje, temos o prazer de anunciar o lançamento da plataforma Google Custom Search em 40 idiomas em quase 80 países em todo o mundo. Agora, você pode falar com o seu mecanismo Custom Search (CSE) no idioma que preferir…”
Página da versão gratuita:
https://www.google.com.br/sitesearch
Página da versão paga:
https://www.google.com/enterprise/csbe/
Fontes:
http://googlebrasilblog.blogspot.com/2007/11/o-custom-search-ganha-o-mundo.html
e
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/23112007-5.shl
Deixe seu comentário