Contribuição de Max Raven
Richard Stallman, um dos principais nomes do Software Livre, esteve na Bahia para a realização de palestras, aproveitando a estada, o jornal A Tarde aproveitou e fez uma longa entrevista publicada na integra em seu blog, algumas destaques:
“Não é fácil entrevistar Richard Stallman, um dos principais responsáveis pelos softwares livres e pelo GNU/Linux. Ele está em Salvador nessas últimas semanas para duas palestras, no Goethe Institut e no Hotel Fiesta. E, nas duas oportunidades, vai tratar de como a idéia software livre está no centro da luta pela liberdade de informação. “O continente que estamos construindo no mundo cibernético é o lugar da liberdade”, diz. A dificuldade de entrevistá-lo não vem (apenas) do nervosismo de falar com alguém tão importante, mas do fato de ele interromper quase todas as perguntas para discordar do uso dessa ou daquela palavra, desse ou daquele conceito. Richard Stallman não é um programador comum ou um homem de negócios, como estamos acostumados a ver no mundo da informática, ele é antes de tudo um ativista político. E, como bom ativista, ele está diretamente interessado em qualquer interpretação que se possa fazer de seu trabalho. O lado bom do lado político de Stallman é a firmeza (talvez até demais) com a qual ele defende as suas posições. São argumentos que, ao menos, nos fazem refletir sobre questões do dia-a-dia [danilo fraga]. “
“*AT – Gnu/Linux e Linux são a mesma coisa? *
*RS-* Em 1985 eu tive a idéia de criar um sistema operacional livre, chamado GNU. Em 1991, nós havíamos desenvolvido quase todas as partes do sistema, mas faltava o kernel (um progra ma que opera o desempenho do hardware). Na mesma época, o kernel Linux tornou-se software livre. Então integramos o GNU ao Linux para conseguir um sistema operacional completo. Mas, injustamente, deram a essa combinação o nome de Linux, ainda que ela fosse muito mais GNU do que Linux. Então, por favor chame o sistema de Gnu/Linux e nos dê o crédito. “
Vale ler na integra, está disponível diretamente no blog do jornal: http://blogdodez.atarde.com.br/
Deixe seu comentário