O pai do Unix finalmente teve seu código fonte liberado, pelo MIT. Ótima notícia para nerds, cientistas da computação e adeptos do movimento open source em geral.
O Multics (Multiplexed Information and Computing Service) foi um projeto iniciado em 1964, sendo um dos sistemas operacionais mais robustos, considerado praticamente o “pai do Unix”. Ele introduziu diversos conceitos importados para outras plataformas e sistemas, como linkagem dinâmica e um sistema de arquivos hierárquico.
Era muito poderoso, e de fato, o Unix pode ser considerado um “sucessor simplificado” do Multics. O nome “Unix”, em si, é uma modificação do “Multics”. Por anos a fio em vários computadores importantes, o último computador rodando o Multics foi desativado em 31 de outubro do ano 2000.
Mas calma, não se entusiasme muito. O Multics requer um hardware próprio e dedicado, e não é um sistema operacional para rodar nos “PCs” comuns. O código fonte aberto é de interesse diretamente a geeks e programadores mesmo. Talvez seja possível criar um emulador do hardware requerido para rodá-lo, ou até mesmo “portá-lo” para a plataforma x86, mas certamente não será algo fácil ou que seja feito da noite para o dia.
Baixe em:
https://web.mit.edu/multics-history/
Fonte:
https://www.osnews.com/story.php/18906/MIT-Releases-Source-of-MULTICS
Mais informações e histórico do sistema podem ser vistos na definição do termo “Multics” na Wikipédia:
https://en.wikipedia.org/wiki/Multics