Boatos e fatos: MinWin, um novo Windows

Um Windows minimalista. Kernel reduzido, leve e rápido. Um sistema de apenas 25 MB. A volta do MS-DOS e Windows 3.x? Quem sabe, hehe.

A Microsoft anda trabalhando num projeto novo, o MinWin. Há boatos de que ele seria a base para o Windows 7, que sairia em 2010, mas isso nem de longe está confirmado. Seja isso ou não, atualmente o MinWin, como foi nomeado, é um projeto pequeno e sem interface gráfica. Um sistema leve, com interface em modo texto.

Ele pelo menos não é boato, mesmo que não saia disso: foi apresentado por Eric Taut, engenheiro sênior da MS, numa palestra na universidade de Illinois, nos EUA. A palestra não era sobre o MinWin nem o Windows 7, mas ele foi exibido no final como cobaia, rodando dentro do Microsoft Virtual PC (a máquina virtual da Microsoft). Depois de falar sobre virtualização e a Microsoft nessa área, foram apresentados alguns sistemas rodando no MS Virtual PC, como o Windows NT 4.0 e o Windows 3.11.

O MinWin chamou a atenção e despertou expecitativas em meio mundo fã do Windows: o que está por vir? Seria um novo Windows? Vai ter versão beta quando? O núcleo do NT vai ser abandonado?

Nada se pode falar sobre isso. Inicialmente o MinWin não tem GUI ainda, ocupa apenas 4 MB de RAM e inclui um servidor web pequeno e simples. Talvez não seja um sistema operacional para desktops, poderia ser um “WinBios”, pegando idéia nas Bios com Linux (aliás, pegar idéia ali é comum…). A tela de boot é em modo texto, já que nem interface tem ainda:

Há um vídeo de apresentação no site da universidade:

https://www.acm.uiuc.edu/conference/2007/video/UIUC-ACM-RP07-Traut.wmv

Segundo Taut, o MinWin é apenas para uso interno, não vai virar produto. Quem sabe poderia ser a base para o kernel do Windows 7, o sucessor do Vista. Ele reconhece que o Vista está pesado e complicado demais. Uma vez que ele lidera um grupo de 200 desenvolvedores, isso vem a ser uma boa notícia: não estão satisfeitos com o peso exagerado do Vista. Uma coisa é certa, o Windows Server 2008 deverá ter cerca de 1,5 a 2 GB, em sua configuração mínima – contra 4 do Vista. Esforços para redução de excessos parecem estar sendo feitos.

Agora é aguardar para ver… Boatos e mais boatos surgirão, e não falta muito para aparecer uma cópia pirateada do MinWin em programas P2P. Enquanto isso o Windows Vista, digo, o Windows XP está aí.

Fonte:

https://info.abril.com.br/blog/mauricio/20071019_listar.shtml

Ver Mais

Esta postagem foi modificada pela última vez em 02/06/2009 22:26

Postagem relacionada