Benchmark: Wine no Ubuntu x Windows XP SP2

O site Phoronix fez uns testes de desempenho com o Wine, programa que permite rodar aplicações nativas do Windows no Linux.

Foi usado o novo Ubuntu 7.10, versus as aplicações nativas no Windows XP SP2. Nos testes destacaram a performance do Direct-X, ponto em que o Wine e os emuladores em geral perdem feio. As avaliações ficaram por conta de dois softwares conhecidíssimos em testes de desempenho de hardware, que rodam sob Windows: 3DMark01 Segunda Edição e o 3DMark03. Eles funcionaram apenas configurando o Wine para Windows 98, em vez do padrão que vem com ele – Windows 2000. O 3DMark05 Professional da Futuremark não rodou sob o Wine 0.9.46 devido a problemas com ativação do recurso Pixel Shader.

A máquina do teste tinha uma placa mãe ASUS P5E3 Deluxe, 2 GB de RAM DDR3-1333, placa gráfica GeForce 8600GT de 512 MB, Mushkin 780W PSU, Intel Pentium D 820 e um HD SATA da Western Digital. Apesar da configuração, o Wine ficou bem atrás do Windows nativo. Jogadores sabem que isso é difícil, e a melhor forma de obter alto desempenho é usar as versões personalizadas do Wine (como o Cedega), mas mesmo assim nada se compararia a um game nativo pro Linux, ou a versão Windows rodada no próprio Windows.

Veja dois gráficos com o resultado dos pontos do teste 3DMark01 SE:

imagme1

imagme2

Em algumas poucas situações, por incrível que pareça, o Wine se saiu melhor, como no teste de CPU, onde o FPS aumentou:

imagme3

Os resultados do benchmark com mais gráficos e detalhes estão divididos em 5 páginas. Veja em:

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=882&num=1

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!