Intel anuncia plataforma Diamondville

Na esperança de lançar um processador de consumo extremamente baixo, melhor que a vitrine da concorrência, a Intel anunciou no “Developer Forum”, em Taiwan, a criação da plataforma Diamondville, acompanhado de um processador para PCs do segmento acima citado. O projeto é todo original, sem se basear em outros, e voltado para laptops como o Asus Eee, o OLPC XO, e outros de tamanho compacto, para uma utilização básica, em lugares onde energia regular é difícil ou muito caro de se ter. O Diamondville terá um consumo significantemente menor que a versão para este fim do Core 2 Duo, que possui uso de 10 Watts.

Enquanto um sistema completo com o Diamondville custará entre 200 e 250 dólares – mais que o preço de 188 dólares do OLPC XO, que vem com o concorrente AMD Geode, o preço poderá cair conforme a produção aumente. Os novos CPUs estarão disponíveis a partir de abril de 2008, com os outros componentes somente depois deste prazo. A maioria dos dispositivos estão planejados para serem vendidos com Linux, reduzindo ainda mais o preço final.

Além de suportar notebooks com baixo consumo, a tecnologia poderá resultar em uma maior variedade de MIDs (Mobile Internet Devices) e UMPCs (Ultra-Mobile PC) no mercado.

Veja mais em:

http://www.electronista.com/articles/07/10/16/intel.diamondville.cpu/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X