O “Mozilla Foundation” revelou planos para criar uma versão para portáteis do Firefox, sendo este disponível para os fabricantes de celulares, PDAs, smartphones e outros a partir de meados de 2008.
Mozilla recentemente recrutou pessoais de alto nível, como o Christian Sejersen, desenvovledor do Openwave, navegador web para portáteis, e Brad Lassey, da France Telecom R&D. O Sejersen será responsável por criar um novo centro R&D que será localizado em Copenhagen, na Dinamarca, enquanto Lassey focará no desenvolvimento do novo Firefox para móveis.
“Pessoas perguntam para nós o tempo inteiro quando o Mozilla irá para o segmento de web portátil, e estou muito feliz em anunciar este plano”, disse Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia do Mozilla.
Entre outros pontos, o novo Firefox será capaz de gerenciar extensões e navegação por abas similar aos recursos tradicionais da versões desktop. Ainda são desconhecidos os modelos de portáteis que poderão utilizar o navegador.
A fundação Mozilla está investindo em um campo que cresce a cada dia, com bilhões de handhelds disponíveis no mercado. De acordo com as últimas pesquisas, o Firefox tem entre 75 e 100 milhões de usuários, possuindo a fatia de 15% de participação global em navegadores.
Veja mais em:
Deixe seu comentário