Está quase chegando a versão final do KDE 4. O site PolishLinux publicou um review dos recursos do KDE 4 com muitas imagens de tela, vale a pena conferir.
Ambiente mais limpo e um menu “Iniciar” bem diferente:
Esse menu já é usado nas versões do KDE em algumas distros (como o Open Suse 10.3). Há um projeto parecido também para o Gnome. A idéia lembra um pouco o menu “Iniciar” do Windows Vista, não dá pra negar (só “lembra”, mas é bem diferente). A navegação pelos programas e menus se dá selecionando uma categoria e então depois o item, sem aquela longa lista comum nos menus “Iniciar” de vários sistemas. Além disso vem um campo de busca em cima, que pode dar uma de “Executar” também, exibindo os resultados (programas e/ou arquivos) enquanto se digita:
O kget, gerenciador de downloads do KDE, recebeu várias melhorias visuais, com gráficos que mostram melhor a porcentagem baixada de um arquivo:
O editor Kate também ficou mais sofisticado:
Entre várias outras coisas, incluindo um novo gerenciador de arquivos que está mais para o Nautilus do Gnome do que para o próprio Konqueror.
Muitos usuários mais clássicos não gostam dessas novidades no KDE, dizendo que ele ficará cheio de enfeites e mais pesado, talvez querendo competir visualmente com o Windows Vista. Independente dessas briguinhas, é certo que o KDE 4 virá mais bonito, funcional e provavelmente, um pouco mais pesado.
Veja a apresentação completa aqui: http://polishlinux.org/kde/kde-4-preview-rev-723381/
Deixe seu comentário