Chegando mais um de peso, Mandriva Linux 2008. Adiantado, não? Bem, para reinar em 2008 foi o nome escolhido.
Versão com o KDEO Mandriva é uma distro fácil de usar, conhecidíssima pela união do francês Mandrake com o brasileiro Conectiva. Com facilidade e suporte a vários dispositivos, tem sua base de usuários fiéis e não é difícil conquistar novos adeptos.
Depois de seis meses em desenvolvimento e vários testes, a versão 2008 inclui os mais recentes softwares e recursos herdados das versões anteriores. Não esperaram o KDE 4, ele fica com o 3.5.7 e Gnome 2.20 (mas já preparado para o KDE 4 assim que concluído). Kernel 2.6.22.9, OpenOffice.org 2.2.1, Compiz Fusion 0.5.2 melhorando o visual 3D, Firefox 2.0.0.6 (porque será que não colocaram o atual 2.0.0.7?! ) e vários outros programas atualizados.
O subsistema de detecção de hardware foi bastante trabalhado, agora conta com suporte a vários dispositivos novos, principalmente placas de vídeo e de som, e chips wireless (para conexão sem fio).
Claro, o que era bom continua, e melhorado, como as ferramentas e assistentes para importar arquivos e configurações de uma instalação do Windows, e o centro de configuração de rede. A importação de arquivos e configurações do Windows fez tanto sucesso no Ubuntu que virou mania entre várias outras distros.
A notificação do release oficial foi dada hoje, então pode levar alguns dias para que os mirros se atualizem com a versão final 2008 do Mandriva. Enquanto isso pode ser mais fácil baixá-lo via BitTorrent, caso você não tenha sorte de encontrar um mirror liberado.
Veja a nota de divulgação:
https://club.mandriva.com/xwiki/bin/view/Main/2008_released
Notas de versão:
https://wiki.mandriva.com/en/Releases/Mandriva/2008.0/Notes
Download:
https://www.mandriva.com/en/download.html
Aproveitando, lembre-se de que agora o Mandriva Club é aberto a todos, sem requerer pagamento. É basicamente um fórum ampliado com várias seções, suportado oficialmente pela Mandriva. Mais informações: