A TrollTech lançará um SDK (Software Development Kit) para o desenvolvimento de aplicativos nativos para os celulares da Motorola, e esta promete distribuir o pacote sem nenhum custo. O kit é baseado no ambiente de desenvolvimento Qtopia, da Trolltech.
A Motorola adotou o Qt Core (conhecido também como QT/Embedded) em 2003. ‘De lá pra cá’, a empresa soma aproximadamente 10 milhões de celulares com Linux e interface Qt, juntamente com a distribuição MontaVista Linux OS. A Trolltech disse que o SDK permitirá aplicativos nativos para rodar precisamente nos futuros telefones baseados no MOTOMAGX, nome do projeto. Isso pode incluir o RAZR2 V8, o primeiro celular da empresa com Linux para a “massa”.
Vale lembrar que, antes das aplicações serem desenvolvidas especificamente para o celular, o mesmo utilizava programas feitos em Java, pelo ambiente “LJ” (Linux/Java). O lançamento de uma SDK aberta permitirá maior personalização e desenvolvimento de aplicativos pela comunidade, resultando em um celular com maior cara do consumidor; o mesmo acontece com o projeto OpenMoko. As empresas não anunciaram datas.
Veja mais em:
Deixe seu comentário