O usuário Ricardo Brito do Nascimento do site Viva o Linux publicou uma matéria interessante sobre a utilização de um comando conhecido principalmente de quem utiliza Linux: o wget. Ele mostra, desde uma explicação conceitual, a instalação e também vários recursos de utilização do comando, explanando sobre as principais tags e utilizações. Veja a descrição:
“O wget é um rápido e poderoso get em interface de console, ou seja, linha de comandos, que permite automatizar rotinas de downloads e centralizar múltiplos downloads de sites diferentes em um único comando.”
E uma parte do texto:
“O GNU Wget é um pacote de software livre para baixar arquivos sobre os protocolos HTTP, HTTPS e FTP, que são os protocolos mais usados da Internet. É uma ferramenta não interativa em linha de comandos, permite facilmente ser executado por scripts do cron e em terminais sem suporte a X-Windows.
É parte do projeto GNU, seu nome deriva de World Wide Web e get.
Escrito na linguagem C, o wget pode facilmente ser instalado e/ou executado em qualquer sistemas Unix e Unix-like, atualmente já foi portado para diversos ambientes como Mac OS X, Microsoft Windows e OpenVMS.
(…)
Naturalmente o wget já é o mais rápido e eficiente que qualquer outro get desenvolvido para GUI (grafic user interface), e possui diversos atrativos para iniciar sua utilização.”
O artigo está dividido nas seguintes partes:
- 1. O que é o wget
- 2. Instalação do wget
- 3. Explorando os recursos
Veja o artigo em:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7193
Deixe seu comentário