A Intel anunciou hoje em seu evento “Intel Developer Forum” o processador feito com a menor tecnologia que já existiu. O chefe da companhia Paul Otellini revelou que a empresa desenvolveu com sucesso o primeiro processador do mundo feito no processo de produção de 32 nanômetros. Os novos chips são uma combinação de uma versão melhorada do Penryn com uma RAM lógica e estática avançada, para conseguir colocar o número recorde de transístores em um chip simples: o processador usa 1,9 bilhões de transístores, enquanto 4 milhões preencherão o espaço de um período simples de caracteres em uma tela de computador, disse a Intel.
Embora seja cedo demais para dar especificações mais aprofundadas e detalhes sobre desempenho, Otellini disse que os chips de 32 nm foram designados não somente para um futuro CPU sem nome definido ainda, mas também para hardware específico para gráficos, ajudando a quem vive jogando no PC ou trabalha com modelação de imagens e vídeos. A produção em massa é esperada para 2009.
No fórum também foi mostrado o Nehalem, a próxima geração dos processadores de 45 nm da empresa, o primeiro a usar a tecnologia Quickpath para ligar o mesmo ao resto do sistema, além de ter um controlador de memória integrado. Este chegará em 2008.
Veja mais em:
http://www.electronista.com/articles/07/09/18/intel.at.idf.fall.2007/
Deixe seu comentário