Por enquanto, esta notícia ainda não está confirmada, mas tudo indica que não se trata de um simples boato. A AMD estaria trabalhando em uma versão tri-core do Phenom, com 3 cores em vez de 4. Pode parecer estranho à princípio, mas a organização interna do Phenom faz com que idéia tenha um certo sentido:Como você pode ver, o Phenom quad-core é composto por 4 núcleos idênticos, cada um contendo seu próprio cache L1 (de 128 KB, dividido em dois blocos de 64 KB, para dados e instruções) e 512 KB de L2. Entre os processadores temos os circuitos referentes ao Crossbar Switch (o componente responsável por dividir as requisições entre os dois cores e controlar o acesso de ambos ao controlador de memória, entre outras funções) e outros circuitos de gerenciamento. No centro temos o bloco referente ao controlador de memória (que é compartilhado por todos os núcleos) e do lado esquerdo temos o cache L3, também compartilhado pelos 4 núcleos. Esta arquitetura modular permite que parte dos núcleos sejam desativados conforme a necessidade.
Veja agora o slide divulgado pela AMD, mostrando o diagrama de blocos do Phenom tri-core:Como você pode imaginar, a versão tri-core do Phenom nada mais é do que um Phenom quad-core, com um dos núcleos desativados. Pode parecer absurdo a princípio, já que, qual seria a vantagem de produzir um processador quad-core, para no final desativar um dos núcleos? A resposta é que isso permitiria aproveitar um grande volume de processadores com defeitos de fabricação, que de outra forma precisariam ser descartados. Seja em qual dos 4 cores for o defeito, basta desativar o núcleo “ruim” e manter apenas os 3 núcleos “bons”. É o mesmo que a Intel faz desde sempre com o Celeron (onde parte do cache L2 é desativado).
Com o Phenom tri-core, a AMD poderia vender os processadores “perfeitos” na linha quad-core e aproveitar os com pequenos defeitos na linha tri-core. Desde que o cache L3 seja mantido, a diferença de desempenho entre as duas versões será muito pequeno, o que tornaria o Phenom tri-core atrativo, já que ele com certeza será mais barato.
Leia mais: AMD’s triple threat
Update: A notícia do Phenon tri-core foi confirmada. Agora poderemos escolher entre processadores com 1, 2, 4 e também 3 núcleos… 🙂
Deixe seu comentário