O R600, usado na AMD/ATI HD 2900 XT é o concorrente direto do chipset G80, usado na GeForce 8800 Ultra.
O G80 utiliza um conjunto de 8 clusters, com 16 unidades unificadas cada um, totalizando 128 stream processors. Dentro das unidades, as ALUs (os circuitos responsáveis pelo processamento das instruções) operam a uma freqüência maior que o restante do chip (o dobro ou mais), o que representa uma melhoria importante. Com isso, a GPU da 8800 GTX, por exemplo, trabalha a 575 MHz, mas as unidades de processamento trabalham a 1.35 GHz, o que resulta em um aumento expressivo no volume de dados processados.
O R600 adota uma arquitetura similar. Internamente, o chip é composto por 320 stream processors, agrupados em 64 clusters (com 5 unidades cada um) e utiliza um barramento com a memória de generosos 512 bits. À primeira vista, pode parecer que o R600 é muito mais poderoso que o G80 da nVidia, já que ele possui apenas 128 stream processors e utiliza um barramento de apenas 384 bits com a memória. Mas, a arquitetura interna dos dois chips é bastante diferente, de forma que a comparação não é tão simples.
Em primeiro lugar, os stream processors usados no R600 são muito mais simples do que os usados no G80 (justamente por isso foi possível incluir um número tão grande deles). Dentro de cada cluster, temos 4 stream processors capazes de processar apenas instruções simples e uma única unidade capaz de processar instruções complexas, diferente da arquitetura usada pela nVidia, onde todos os stream processors podem processar tanto instruções simples quanto instruções complexas. Isso faz com que o desempenho dos dois chips varie muito de acordo com o tipo de instruções predominantemente usadas em cada situação.
Outra questão importante é que as unidades de processamento do G80 trabalham ao dobro ou mais do clock da GPU, enquanto que no R600 eles operam na mesma freqüência do restante do chip. A grande diferença na freqüência de operação acaba revertendo a vantagem que o R600 teria com relação ao processamento bruto e fazendo com que, na maioria das aplicações, o G80 seja mais rápido (considerando duas placas com a GPU operando à mesma freqüência e com o mesmo tipo de memórias). Apesar disso, a ATI conseguiu equilibrar as coisas fazendo com que o R600 atingisse freqüências mais altas e reduzindo os preços.
Embora perca para a GeForce 8800 Ultra por uma boa margem em quase todos os aplicativos, a ATI HD 2900 XT é mais barata, custando US$ 400, contra US$ 700 da concorrente. A diferença de preço é tão grande que você poderia comprar duas HD 2900 XT gastando apenas um pouco a mais do que gastaria em uma única GeForce 8800 Ultra.
Já que o preço é similar, como seria o desempenho das duas ATI HD 2900 XT em modo crossfire, se comparado com o desempenho de uma única GeForce 8800 Ultra?
É justamente essa pergunta que é o tema deste review do TweakTown: Crossfire HD 2900 XT vs. 8800 Ultra
Como era de se esperar, duas HD 2900 XT em modo crossfire superam uma única GeForce 8800 Ultra na maioria das situações. No gráfico com os resultados dos testes no FEAR, por exemplo, as duas 2900 XT são capazes de manter um FPS médio de 210 quadros, a 1600×1200, contra 162 quadros da 8800 Ultra. Isso mostra que o desempenho não é o único fator a se levar em contra ao comprar uma placa 3D de ponta, afinal o velho custo-benefício ainda é um fator importante.
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