Uma comunidade desenvolvedora portou o ambiente gráfico KDE, do Linux, para os Internet tablets da Nokia. A migração funciona no N800, com adição de atualização de RS-MMC, e no antigo 770.
A novidade já havia sido lançada em março para o N800, contudo, o projeto amadureceu mais, e agora foi adicionado um tutorial para instalação do KDE no 770. Este modelo, lançado em janeiro de 2006, foi o primeiro Tablet baseado em Linux da Nokia, substituído ano passado pelo N800, este com componentes licenciados do Nokia Tablet OS.
Esse sistema operacional quebrou uma tradição antiga em PDAs e outros portáteis , criando um sistema embarcado que evitou frameworks como Qt, MicroWindows e MiniGUI. Ao invés disso, utilizou o ambiente gráfico GNOME, com seu ambiente de desenvolvimento; por isso, o KDE, um outro ambiente muito usado, foi migrado para os tablets da Nokia pela comunidade. Além disso, a adoção da Nokia ao GNOME fez com que este se desenvolvesse muito na parte de portáteis, otimizando-o para este fim e criando até o “Mobile and Embedded Initicative”.
A versão portada do KDE é a 3.5.6, e embora usuários já utilizem o mesmo em seus tablets da Nokia, muita gente disse esperar o projeto ficar ainda mais maduro para começar a utilizar.
Veja mais em:
Deixe seu comentário