OLPC XO poderá usar chips Intel futuramente

Discussões estão no ar sobre a possibilidade de alteração do processador do projeto OLPC XO (One Laptop Per Children) para um Intel futuramente, ambas as companhias revelaram. Seguindo o recente acordo da Intel para colaborar em futuros projetos, a equipe do OLPC confirmou que estão ajudando os engenheiros da empresa a construírem um novo conjunto de chipset e processador que pode ser de consumo extremamente baixo, necessário para o projeto, que é focado em fornecer notebooks para países em desenvolvimento onde o dinheiro é escasso, e não há suporte para computadores convencionais. Vale lembrar que o OLPC roda um AMD Gode de 433 MHz.

A Intel não revelou seus planos, mas é esperado que a empresa desenvolva um futuro sistema baseado na série A-100 designada originalmente para UMPCs. O sistema poderá também rodar na futura plataforma “Silverthome” no próximo ano, podendo potencialmente oferecer mais velocidade com um chip de núcleo duplo. Também poderá ser criado um segundo sistema para regiões mais remotas, onde o mesmo deverá ser rápido e extremamente econômico.

O grupo do OLPC mantém seus planos de continuar com o AMD Geode para a primeira série de notebooks XO e não disse nada a respeito da utilização de chips para outros propósitos, como o Marvell Xscale, usado para celulares e outros dispositivos portáteis.

Veja mais em:

http://www.electronista.com/articles/07/09/07/intel.olpc.chip/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X