Teste de estresse entre soluções livre e proprietárias

O usuário Jair Silva do site Viva o Linux publicou um artigo de destaque, chamado “Teste de estresse entre software livre e soluções proprietárias”. Veja a descrição do mesmo:

Descrevo neste artigo um teste de estresse que realizamos em nossa empresa envolvendo solução em software livre em x86 64 bit (Debian, Postgree e JBoss) versus SUN (Solaris, Oracle e Sun Java System) e IBM (ZOs, DB2 e Websphere). O artigo ficou um pouco longo, mas vale a pena.

E, um trecho da primeira parte:

Ficamos encantados quando lemos artigos ou ouvimos cientistas ou visionários falarem em evolução, criação, inovação e renovação. Após cada artigo lido ou palestra assistida, chegamos a conclusão: É isto que eu quero, é assim que vou trabalhar a partir de agora, minha vida vai mudar a partir deste momento.

O entusiasmo logo passa ao chegarmos em nosso trabalho ou em no ambiente social. Por que motivo isto ocorre? Fico me perguntando. E cheguei a uma conclusão. O entusiasmo só acaba por falta de perseverança, ele acaba sempre por querermos trilhar os caminhos já abertos ou pelo medo da mudança.

Após esta concepção, comecei a compreender melhor o por quê de alguns profissionais de TI terem tanto objeção a utilização de Software Livre. Mesmo com vários cases de sucesso amplamente divulgados, encontramos profissionais ainda resistentes à adoção de SL, justamente pelas mudanças a que ele está destinado a realizar.

(…)

Para definição de qual plataforma implementaríamos a nova solução de auto-atendimento, resolvemos fazer um teste de estresse da solução nas diferentes plataformas, seguindo alguns critérios. Além das duas plataformas candidatas, resolvemos trilhar um novo caminho, incluindo a plataforma x86 com solução 100% em Software Livre.

O artigo está dividido em cinco partes:

  • Quebrando paradigmas
  • Características do teste
  • Configuração de cada plataforma operacional
  • Resultados obtidos
  • Conclusão

Veja o artigo completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7053

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X