Rodar o Linux com 32 MB de RAM pode ser um sufoco e tanto, não? Uma boa idéia é usar o Slackware, que vem “seco”, e personalizá-lo, configurá-lo a contento. Mas isso certamente não é tarefa para qualquer um. Um projeto então traz justamente isso, uma personalização do forte Slackware, mas fácil de usar. Foi atualizado o Absolute, um Linux leve baseado no Slackware. Seja pelo charme ou leveza, ele vem a ser uma opção interessante, com aplicativos diversos instalados, otimizada para PCs com poucos recursos.
Conta com diversos configuradores gráficos e assistentes, sendo fácil de usar e realmente utilizável, não é lá uma distro “minimalista”. Ele vem com o IceWM como gerenciador de janelas, e o ROX como gerenciador de arquivos. O ROX é o mesmo usado no Puppy, super leve e abre instantaneamente em vários PCs antigos – o que dizer então dos recentes. Porém o Puppy é mais voltado a ser usado como liveCD, já o Absolute Linux encara a tarefa de ser um sistema instalável, completo para desktop.
Na versão 12.0.3 foram atualizados diversos recursos, entre eles: slapt-get 0.9.12 (instalador de programas do Slackware, similar ao apt-get, urpmi, etc); compilação do driver da nVidia; adicionados menus para converter arquivos de áudio para mp3 e vídeos flash (flv) para avi diretamente no gerenciador de arquivos; vários programas atualizados, como o Firefox 2.0.0.6, Xpdf, mkinitr, e os módulos da ATI, nVidia e Vesa.
Está disponível também um CD extra, com diversos pacotes fáceis de instalar para ele. O CD 2 é opcional, e inclui mais programas, como o OpenOffice, Inkscape, Gimp, Skype, programas de captura de TV, etc.
Download (670 MB o principal, e opcionalmente 291 MB no CD 2):
http://www.pcbypaul.com/absolute/packages/index.html
Log de alterações:
Deixe seu comentário