Há dez anos o projeto de um gerenciador de janelas foi anunciado. Já existiam alguns, tudo bem. Mas precisava de algo melhor para os desktops. Não só melhor, mas totalmente livre, seguindo o espírito do “movimento open source”.
O KDE era desenvolvido com base em algumas ferramentas gratuitas, porém, proprietárias. Isso levou um grupo a trabalhar no desenvolvimento de um gerenciador fácil de usar, só que desde o início totalmente aberto.
Em 15 de agosto de 1997 Miguel de Icaza anunciou o GNU Network Object Model Environment, amplamente conhecido como GNOME, começando a mensagem assim: “Queremos desenvolver um conjunto gratuito e completo de aplicativos e ferramentas para a área de trabalho, como o CDE e KDE, mas totalmente baseados em software livre”. Veja o email completo, para quem gosta do Gnome é bastante interessante:
http://mail.gnome.org/archives/gtk-list/1997-August/msg00123.html
Estamos em 2007, 10 anos de Gnome, completados ontem, parabéns!
Hoje o KDE também é totalmente aberto, o foco do Gnome fica então em ser um gerenciador de janelas fácil de usar, não há mais motivo para “se orgulhar de ser open source perante o KDE”.
As pessoas dividem opiniões, eles estão disponíveis para todos, você escolhe qual gerenciador quer usar. Tanto o Gnome como o KDE têm evoluído muito nos últimos anos, parecem mais um sistema operacional completo, indo além de um simples gerenciador de janelas.
Veja o bolo:
Fonte da foto:
Deixe seu comentário