A empresa Fujitsu disse hoje que está desenvolvendo um novo processo que poderá quadruplicar o nível de armazenamento em discos rígidos de notebooks em um futuro próximo. Enquanto hoje temos o sistema de gravação magnética perpendicular quase que exclusivamente para HDs acima de 300 GB, uma união entre a Fujitsu e a Academia de Ciência e Tecnologia de Kanagawa desenvolveram um novo processo para fazer “nanoburacos” de óxido de alumínio, que são de modo ideal ordenados em moldes na superfície dos discos, permitindo uma fina gravação de dados em uma grande área, quando combinado com a gravação perpendicular.
O processo atualmente trabalha de modo “bruto”, usando um espaçamento de 100 nanômetros entre os “nanoburacos”, mas pode atingir uma densidade de 1 terabit (125 GB) por polegada quadrada com avanços. Em janeiro foi demonstrado um disco com o espaçamento de 25 nanômetros, porém, não houve um bom funcionamento.
Segundo a Fujitsu, ela poderá criar um HD de 2,5 polegadas com capacidade de 1.2 TB, usando dois discos magnéticos. A empresa não revelou nenhum planejamento de lançamento ou nova demonstração, disse apenas que está desenvolvendo para fins profissionais e para usuários finais a nova tecnologia.
Veja mais em:
http://www.electronista.com/articles/07/08/09/fujitsu.12tb.notebook.hd/
Deixe seu comentário