Uma distribuição livre baseada no GNOME para dispositivos móveis como smartphones e PDAs finalmente atingiu uma versão mais robusta. O OpenedHand Poky Linux 3.0 “Blinky” é baseado em X11, GTK+ e usa o gerenciador de janelas Matchbox, incluindo vários novos aplicativos que chamam a atenção pelo seu visual, além de jogos bem feitos no estilo “Puzzle”. O novo visual foi feito graças ao novo framework chamado “Sato 0.1”.
Ele é baseado nas mesmas configurações que o Maemo.org, patrocinado pela Nokia, pois ambos utilizam a combinação X11/GTK+/Matchbox. Contudo, no lugar do GUI proprietário Hildon, o Poky inclui o “Sato”, um componente, segundo o OpenedHand “um simples e rápido GTK+ para PDAs e smartphones que possui excelentes temas e framework para aplicativos”. Veja algumas telas:
A OpenedHand oferece o Poky 3.0 pronto (kernel, módulos e imagem do sistema) para diversas plataformas:
– Nokia N800 web tablet (experimental)
– OpenMoko GTA01 (FIC-GTA01) (experimental)
– Sharp Zaurus c7x0 (C700, C750, C760, C860, SL-7500)
– Sharp Zaurus Akita (SL-C1000)
– spitz (SL-C3000, SL-C3100, SL-C3200)
– QEMU ARM
– QEMU x86
Adicionalmente, há um projeto experimental ainda, para os tradicionais PCs, a plataforma x86 (esse sistema rodando num computador deve ser mais leve que o Puppy e o Damn Small Linux, talvez possa ser uma boa opção para micros antigos)
Veja mais sobre o Poky em:
Deixe seu comentário