A IBM, grande nome do mundo da informática, substituirá um total de 4000 servidores por apenas 30 mainframes rodando Linux.
Os servidores a serem substituídos estão instalados em seis localidades diferentes, e ocupam em conjunto a mesma extensão de 140 campos de futebol (!). Os 30 mainframes que os substituirão são muito menores, aproximadamente do tamanho de um freezer.
Há dois aspectos relevantes nesse anúncio. Um é a coerência que a IBM mantém firme, com sua aposta na iniciativa “Big Green”, que visa diminuir os custos com seus clientes cortando gastos com energia. O segundo, melhor para a comunidade open source, é o uso de Linux nessa transição: apostam fielmente no software livre, que dá conta muito bem de tarefas críticas e pesadas como essa.
Esse projeto usa tecnologias de virtualização que permitem consolidar servidores, e inclui o uso de sistemas de refrigeração mais eficientes. A idéia da IBM é dobrar sua capacidade em centros de dados antes de 2010, sem aumentar o consumo ou as emissões de substâncias nocivas ao meio ambiente.
Leia mais no: http://www.networkworld.com/community/node/17998
Deixe seu comentário