Hoje em dia, quase todo o armazenamento de dados é baseado em mídias magnéticas (como os HDs), eletrônica (como os chips de memória flash) ou óptica (como os DVDs). Que tal adicioar mais uma possibilidade ao conjunto, o bom e velho papel?
O Twibright Optar é um software open-source, ainda em estágio primário de desenvolvimento que permite imprimir dados em folhas de papel e recuperá-los utilizando um scanner. Ele é uma forma criativa de transportar e distribuir dados, usando qualquer tipo de folha de papel como mídia. Em tese, ele perimtiria que pequenos arquivos fossem distribuídos em revistas, por exemplo, onde o leitor poderia recuperá-los escaneando a página e enviando a página digitalizada ao leitor do Optar. Uma possível aplicação seria a armazenagem de dados por longos poríodos, já que o papel resiste por muito mais tempo que os HDs e CD-ROMs.
Os dados são impressos na forma de um conjunto de pontos, que lembra um pouco um código de barras:
Cada folha A4 permite armazenar cerca de 200 KB (usando uma impressora de 600 DPI), o que não é muito. Com a popularização dos pendrives e do acesso à internet, fica difícil justificar o uso prático da tecnologia, mas isso não a torna menos curiososa, nem menos interessante. 🙂
A página oficial sobre o projeto é a: http://ronja.twibright.com/optar/
Leia outro artigo sobre ele no LWN: http://lwn.net/Articles/242239/
Deixe seu comentário