No tempo em que vários provedores ofereciam com muito sufoco 1 ou 2 MB de espaço de armazenamento para e-mail gratuito, o Yahoo se estabilizou nos 6 MB. E olha que era muito espaço há uns 4 ou 5 anos.
Tinha também o Ubbi, com 5, e o Cidade Internet, do mesmo Ubbi, que dava 10 MB. Depois apareceu o Pop, brasileiro do Paraná que veio oferecendo nada menos do que 50 MB. Sem falar no Globo.com, que dava 6 MB também, e o Ibest, com 10 MB (a Globo depois
que virou provedor, pisou na bola e cortou os serviços gratuitos). O GMail simplesmente não existia, o Google era apenas um site de busca que investia timidamente em outas áreas (como por exemplo, com a compra do Blogger, em 2003). Grandes nomes ficavam
mendigando espaço, como o Hotmail/MSN, com 2 MB, e o Bol e o Zipmail, com apenas 1 MB.
Depois, com o tempo, o Pop foi para 100 MB, o Yahoo para 100 também. Logo o Yahoo! passou para 1 GB. E ficou assim por um bom tempo, os outros também foram aumentando, mas nada tão abusivo. Já não tinha mais lógica cobrar pelo email de 1 GB da versão
americana do Yahoo. O GMail, ousado como ele só, chegou com 1 GB, o “email de mil megabytes”. Hoje está na faixa dos quase 3 GB. Paralelamente a isso tudo assistimos o afundamento de idéias ousadas, mas sem uma base sólida para manter os serviços, como o
30Gigs.com.
Anunciado em março e prometido para maio, foram atualizando as contas dos usuários aos poucos. Agora finalmente, espaço ilimitado para todos. Antes dele alguns serviços de hospedagem comercial já davam, mas até então, nenhum gratuito e com quantidade
significativa de usuários.
E já funciona, você que tem e-mail do Yahoo não precisa fazer nada, e os novos cadastros já vêm sem limite de espaço (ele não fica regulando como faz o Hotmail, que começa menor e depois com o uso libera mais espaço). Vale tanto para a interface antiga
como a beta (a beta compete com a interface GMail, sendo no entanto, mais pesada e exigindo 1024×768 de resolução para ficar bem).
Ter muito espaço nem é tão preocupante para as empresas hoje, temos assistido à “multiplicação dos HDs dos servidores”. Hospedagem cada vez mais barata e planos de espaço gigantescos. Os próprios HDs para PCs, cada vez maiores. Além do que, nem é todo
mundo que ocupa bastante espaço.
A maioria dos usuários de e-mails deve usar uma pequena parcela de espaço, que cobre o espaço adicional usado pela outra minoria, mais “abusiva”. Com muito espaço, agora sem limite, o Yahoo! pode ser uma boa saída para quem recebe muitas mensagens de
grupos de discussão, especialmente com anexos, onde os quase 3 GB do GMail se lotam facilmente em menos de duas semanas. Mas cuidado, prometem tomar medidas para bloquear contas de quem usar o serviço meramente como disco virtual.