Na última sexta-feira (dia 13, por sinal 😉 a Intel anunciou oficialmente que irá apoiar o projeto do laptop de 100 dólares, o OLPC (“One Laptop Per Child”, “Um Laptop Por Criança”).
Isso representa uma grande mudança no desenvolvimento desses projetos de laptops educacionais. Até porque a Intel era a principal rival do OLPC, com o seu ClassMate, um projeto parecido, mas com hardware Intel.
No começo desse ano, o diretor da OLPC (Nicolas Negroponte) afirmou que a Intel se usava de concorrência desleal ao supostamente oferecer o ClassMate por um valor abaixo do seu custo, só para tomar a liderança.
Atualmente, os laptops da OPLC usam processadores AMD Geode de 433 MHz. Com a participação da Intel, as influências ficam divididas, ainda não se sabe ao certo como ficará o projeto (pelo que dá a entender, o que a Intel quer é tirar a AMD da jogada, não apenas colaborar). Apesar disso tudo, a Intel diz que continuará trabalhando no ClassMate.
Originalmente, o Classmate custava na faixa dos US$ 400, mas as versões atuais já são mais baratas. O Asus Eee (noticiado ontem), por exemplo, está planejado para custar na faixa dos US$ 250 e é baseado no Classmate. É sem dúvidas uma aliança estranha, no melhor estilo “morde e assopra”.
Leia mais em: http://www.electronista.com/articles/07/07/13/intel.joins.olpc.project/
Deixe seu comentário