Usando-se excessivamente de Ajax, o Weebly é um novo serviço de blogs, com o serviço e a hospedagem gratuitos.
Ele traz mais facilidades para usuários leigos em HTML, permitindo que mais pessoas possam personalizar seus layouts de forma simples e rápida.
Clicando, arrastando, digitando, edita-se facilmente o visual. Dando um duplo clique numa imagem, abre-se a tela “Abrir” para fazer o upload de uma outra, para trocá-la. Vale também para imagens e posts, e traz diversos gadgets, como para inclusão de vídeos do YouTube/Google Video, imagens, RSS. Permite ainda a rápida inserção de código HTML, útil para colocação de scripts fornecidos por outros sites (como contadores de acesso, murais, troca de banners, etc).
Vale notar que quando deixou de ser beta o “novo” Blogger.com, ele trouxe novos recursos para edição do template, incluindo edição visual, arrastar-e-soltar, etc. Basta pedir para atualizar o layout, na tela das configurações.
Com relação à troca que banners, dois sistemas que usei por um bom tempo e posso recomendar são:
Oferece diversos sistemas de troca de banners, é um dos mais completos. Banners tradicionais no formato 468×60 pixels, banners pequenininhos 120×60 pixels, troca de links, anúncios em texto, troca de pop-ups e até troca de visitas. Por padrão vem com ratio 2:1, mas você pode optar pelo ratio 1:1. Ele exibirá, neste caso, um pop-up uma única vez por IP. Se seu site for bem acessado, pode valer a pena, pois você terá o dobro de exibições da maioria, recebendo uma exibição por cada exibição feita na sua página. Estatísticas detalhadas não faltam, com a quantidade total de cliques, exibições e cliques por banner específico. No OBanner você pode adicionar até 5 banners para o mesmo quadro (por exemplo, 5 banners 468×60, que serão exibidos alternadamente em cada chamada). Além disso, ele permite hospedar o seu banner diretamente com ele, coisa que poucos fazem. Isso é importante especialmente para usuários de provedores gratuitos e blogs, como o Tripod e o Geocities, por exemplo (entre zilhões de outros). Estes sites não permitem que as imagens hospedadas neles sejam exibidas em outros sites, em páginas localizadas em outras URLs. Ou seja, seu banner não apareceria.
Troca Banners: Este usei por um tempo, não uso mais. Tem basicamente troca de banners 468×60, sem recursos extras ou de destaque.
Usar sistemas de troca de banners internacionais só será bom se seu site tiver conteúdo internacional, por exemplo, em inglês. Por quê? Simplesmente porque a maioria dos sites cadastrados no sistema serão em inglês, e seu banner – provavelmente em português, se você estiver lendo este texto original – aparecendo em sites em inglês, raramente teria cliques.
Quanto ao banner, o “padrão” na Internet é o tamanho 468×60 pixels (eu ainda quero saber quem definiu esse tamanho, não poderia ser 470×60???). Ele deve ser hospedado no seu site, no sistema de troca de banners você indica a URL dele. No caso do OBanner, você pode fazer o upload diretamente para os servidores deles.
Algumas dicas para a criação do seu banner:
Evite usar muito “clique aqui” grande ou piscante. Isso afasta os usuários, especialmente os que têm receios de coisas perigosas, como vírus, spywares, etc. Seja claro e breve, pense no lado do visitante. Você, navegando normal na Internet, clicaria no seu banner? Antes de clicar, pergunte-se: você olharia para o seu banner, se não soubesse que ele é seu? Daria atenção à ele, para quem sabe poder clicar e ver o que ele lhe traria? Pode até soar estranho isso, mas fazendo essas perguntas a si mesmo você poderá ter resultados melhores.
Faça banners de qualidade. Centralize bem os textos, alinhe os desenhos, exporte com suavização de fontes. No geral, prefira o formato GIF ao gerar a imagem. Esse formato é ideal para desenhos, logotipos e cores lisas (sem gradientes, por exemplo), além de permitir animações. Sobre como fazer banners animados irá variar de programa para programa, varia muito mesmo, é uma questão de se acostumar e de gostar, muito pessoal.
Prefira imagens fixas em JPEG se não houver animação “e” se tiver alguma foto, seja de paisagem ou pessoa, produto, etc. Cuidado com o tamanho do arquivo final. Otimize a imagem no seu processador gráfico antes de carregá-la para o sistema de troca de banners. Alguns impõem limites para evitar perda de desempenho dos sites afiliados, por exemplo, 12 ou até 20 KB para banners 468×60.
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