Enquanto a Apple lança seu iPhone hoje, o concorrente OpenMoko anuncia que seu aparelho estará disponível em outubro deste ano. Para quem não se lembra, o OpenMoko é um projeto de um celular touchscreen com sistema operacional Linux, sendo um de seus objetivos ser extremamente flexível.
O anúncio foi feito na lista de emails do projeto, pelo líder Sean Moss-Pultz. O OpenMoko será lançado no modelo FIC Neo1973, que teve data prevista para março, mas críticos bugs de hardware deixaram o produto amadurecer para seu lançamento em outubro. Alguns pontos que foram abordados por Sean foram: o projeto OpenMoko está separado da gigante tailandesa FIC; um site OpemMoko.com estará disponível no próximo mês, e 1000 protótipos estarão disponíveis em breve no site oficial acima, com dois modelos. O primeiro é o básico GTA01B_v4, custando 300 dólares. O segundo, “Neo Advanced”, possui JTAG/serial board, cabos de desenvolvimento, e um segundo slot MicroSD.
Em outubro, o modelo à venda para a população, então o Neo1973, terá SoC (System-on-chip) da Samsung, modelo S3C2442, 256 MB flash, WiFi 802.11b/g, acelerador gráfico SMedia 3362, sendo dois próximos modelos preparados para o ano que vem, tendo assim três opções disponíveis.
Todos os produtos da OpenMoko.com serão GSM/GPRS desbloqueados por padrão, rodando uma distribuição Linux personalizável pelo usuário, e mantida pelo próprio projeto, patrocinado pela FIC. Segundo Sean, o fato do telefone ser livre é algo fundamental em nossas vidas. Tecnologicamente falando, espero que sim 🙂
Veja mais em:
Deixe seu comentário