O “PIC” no título da notícia não se refere a nenhum título de captalização, mas sim ao antigo AMD PIC (Personal Internet Communicator), o PC de baixo custo, baseado no AMD Geode (o mesmo processador usado no OLPC), que visava ser uma opção de baixo custo para acesso à internet em países de desenvolvimento. Nos EUA o PIC custava US$ 199 (sem monitor) e no Brasil chegou a ser vendido por um provedor pouco mais de 1.000 reais, acompanhando de teclado, monitor e um plano de acesso.
O PIC foi descontinuado ano passado, depois de se revelar um fracasso de vendas. Pelo preço original, ele não era muito atrativo, já que os PCs mais baratos já custam aproximadamente o mesmo que ele, mas talvez com uma nova redução de preço ele voltasse a ser uma alternativa interessante.
Pensando nisso, a Data Evolution, empresa que comprou os direitos sobre o PIC da AMD, relançou o produto, desta vez por apenas US$ 99.
Você pode ver mais detalhes no: http://store.dataevolution.com/ProductDetails.asp?ProductCode=DT%2D7001&Show=TechSpecs
Ao contrário do PIC original, ele vem sem sistema operacional e pode rodar tanto Linux quanto o Windows CE. A configuração básica continua a mesma, contendo um processador AMD Geode (provavelmente 500 MHz, não confirmado), 128 MB de RAM, HD IDE de 10 GB, video, rede, som e modem onboard e 4 portas USB.
Esta página contém algumas fotos do PIC desmontado.
Deixe seu comentário