Foi postado no Viva o Linux um artigo interessante sobre a questão dos drivers de dispositivos para Linux. No artigo, é explicado porque vários hardwares não possuem suporte, e alguns, suporte parcial (ponha parcial nisto :-P).
A introdução do mesmo é a seguinte:
“O dilema entre drivers de dispositivo livres e proprietários tem sido muito discutido ultimamente. Como minha primeira contribuição ao VOL, pretendo esclarecer de uma vez por todas este assunto que é mais complexo do que parece: por que a documentação do hardware é tão importante porém tão difícil de conseguir e o que podemos fazer quanto a isso?”
E, o primeiro trecho do artigo, que “instiga” a pessoa a ler o restante, é:
“A questão dos drivers livres tem sido muito discutida ultimamente, principalmente desde uma proposta que desenvolvedores Linux fizeram a fabricantes de hardware para desenvolver drivers livres mantendo as especificações sob NDA (acordo de confidencialidade).
Isso gerou revolta na comunidade de desenvolvedores BSD, que com o lançamento da última versão do OpenBSD, “cutucaram a ferida” e provocaram discussões acaloradas por toda a parte, das quais tenho tentado me abster, porém infelizmente falhei e acabei me envolvendo num debate há pouco tempo.
Percebi entretanto que a comunidade de usuários Linux em geral está muito desencaminhada e confusa nesse aspecto e decidi por bem escrever um artigo esclarecendo essa questão que parece tão simples, mas é na verdade meio complexa.”
O texto é dividido em 5 partes, que são:
2. O que isso tem a ver comigo?
3. Mas se a documentação é tão importante, por que é tão difícil de obter?
4. O problema das OEMs
5. E então, o que nós podemos fazer pra resolver esse problema?
Veja o artigo completo em:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6558&pagina=1
Deixe seu comentário