Os fabricantes de discos estão cada vez mais produzindo os SSD, ou Solid State Disks, e os dispositivos baseados em Linux como o OLPC XO (One Laptop per Child XO) e Intel Classmate não possuem os antigos e famosos discos rígidos. Para aumentar a performance em aparelhos com memória flash, que possuem vasta gama de produtos hoje, Jörn Engel anunciou o LogFS, um sistema de arquivos escalável feito especialmente para flash.
Segundo o líder do projeto, os atuais sistemas de arquivos para memórias flash, o YAFFS e o JFFS2 possuem várias barreiras técnicas, como falta de integração com o kernel e alto consumo de memória, respectivamente. Integrar o ext3 também é inviável, segundo Engel.
No momento, o LogFS não está pronto para o usuário final, devendo estar capacitado para isso até o final deste ano. À medida que os fabricantes vão produzindo mais e mais dispositivos flash, o uso desse sistema de arquivos deve se tornar cada vez maior e úteis, aumentando a vida útil e o desempenho destes. O projeto OLPC é um dos interessados no LogFS.
Veja mais em:
Deixe seu comentário