A AMD está tentando agarrar a Intel com unhas e dentes. Nesta semana a empresa demonstrou sua nova geração de plataformas e tecnologias em Sunnyvale, na California, EUA. E, dentros dessas novidades está o AMK K10 Phenom, os chipsets RD790 e a placa de vídeo ATI Radeon 2900 XT.
A principal novidade é realmente em termos de processador. A AMD demonstrou um processamento baseado em oito núcelos, um dual quad-core com os Phenom FX.
Além disso, a companhia também demonstrou o Agena FX quad-core, rodando juntamente com uma placa gráfica ATI R600 bem como memórias DDR2-1066. O Agena é a versão desktop do Opteron “Barcelona”, e será lançado depois do Barcelona, provavelmente no segundo semestre.
Também teve na feira o quad-core Agena FX “Hammerhead”, de soquete simples, bem como o “Wahoo” com soquete duplo totalizando 8 núcleos. Segundo a AMD, o Agena terá velocidade de até 2.9 GHz e pdorá, segundo testes, converter um vídeo de 720p en tempo real.
Ela também está acelerando seus planos, pretendendo lançar o processador “Fusion” em 2009. A AMD considera a fusão da GPU com a CPU uma solução principalmente para notebooks e fornece benefícios como redução no consumo de energia, custo de produção e alguns ganhos de performance como redução de latência. Segundo a aMD aind,a em 2012, um CPU não integrado com a GPU será raro.
Soquete duplo do Agena FX, com oito núcleos
Veja mais em:
Deixe seu comentário