A Fundação Mozilla anunciou que está apta a desenvolver o navegador mais popular dos últimos anos, o Firefox, para dispositivos portáveis, como telefones celulares, baseados em Linux, de acordo com uma entrevista da APCMag com o CEO da fundação Mitchell Baker. Eles também estão investigando se terão um servidor de processamento, assim como o Opera Mini. Baker disse que esse será um projeto a longo prazo, e que agora estão iniciando a migração dos engines do navegador.
Ele ainda completa dizendo que hoje é essencial o o desenvolvimento de tecnologias para portáteis, e que estes carecem de um navegador nativo, e que é bem provável o uso de servidores para deixar o site reduzido para telas menores, ponto que hoje é um dos pilares do uso do Opera Mini, enfatizando que isto será um experimento e não uma estratégia de mercado para a esfera dos dispositivos móveis.
Baker no final diz que o navegador realmente terá o seu motor de renderização, o Geck, maior que outras alternativas, como o Apple WebKit, tendo contudo mais funcionalidades, como as extensões e XUL, e diz ainda que terá um uso muito mais completo que os atuais navegadores. Boa notícia.
Veja mais em:
Deixe seu comentário