O site Tom’s Hardware publicou um texto interessante sobre os famosos agrupamentos RAID, explicando sobre as opções de agrupamento RAID, contendo exatamente oito páginas sobre o assunto. Se você ainda não sabe o que é “RAID”, veja um trecho de Carlos E. Morimoto:
“Para quem precisa de HDs mais rápidos, ou com uma capacidade muito maior, a melhor opção é montar um sistema RAID, onde é possível somar a capacidade e o desempenho de vários HDs, ou então sacrificar parte do espaço de armazenamento em troca de mais confiabilidade.
O termo RAID significa “Redundant Array of Inexpensive Disks”, indicando justamente o uso de HDs padronizados e baratos como “blocos de montagem” para a criação de sistemas que se comportam como um único disco, maior, mais rápido e mais confiável do que suas peças individuais.
(…) Um dos grandes atrativos do RAID é a possibilidade de escolher entre diferentes modos de operação, de acordo com a relação capacidade/desempenho/confiabilidade que você pretende atingir.”
O texto também fala sobre as tecnologias para o RAID, sendo bem completo sobre o assunto em questão, também comparando em questões de desempenho os tipos de agrupamento e os HDs em modo simples.
Veja a matéria completa em:
http://www.tomshardware.com/2007/05/03/opting_for_raid_level_migration/
Deixe seu comentário