A Intel está preparando uma nova plataforma baseada no Linux para competir com os UMPCs com Vista ou XP. Eles serão chamados MID (Mobile Internet Device, ou Dispositivo Móvel de Internet). Algumas fotos já foram divulgadas, é interessante que a interface lembra bastante a do iPhone.
Enquanto o UMPC está focado em profissionais móveis, o MID está focado em consumidores pessoais e prosummers. Estes dispositivos irão aproveitar a nova plataforma McCasley para UMPCs, anunciada pela Intel na conferência IDF (Intel Developers Forum). Seguindo a essa plataforma, eles virão equipados com o processador codinome Stealey de 600 ou 800 MHz, dual-core e com recursos avançados e gerenciamento de energia. Segundo a empresa, o objetivo é que ele possua uma interface simplificada e não a interface normal de um sistema operacional, como no UMPC.
Durante a apresentação no Intel Developer Forum, a empresa divulgou também uma apresentação explicando melhor o projeto e com os seus objetivos, entre eles: O sistema deve rodar bem com 256MB de RAM. A tela deve ter entre 4.5″ e 6″, com a resolução de 800×480 ou 1024×600, com uma interface otimizada para telas pequenas. A experiência de entretenimento deve ser muito boa, suportando a maioria dos plugins e codecs de video, mesmo que sejam proprietários.
A versão do sistema apresentada pela Intel é baseada no Linux, ela ocupa 500MB de espaço e seu processo de boot completo leva apenas 18 segundos, para sair do modo standby leva menos de 5 segundos, e para voltar da hibernação somente 10.
A interface é projetada pra que o uso pelo touchscreen seja fácil e agradável, para que você consiga acessar rapidamente os programas desejados e para o design seja totalmente customizavel pelo fabricante. Ela também deve ser atrativa ao usuário e possuir efeitos “especiais”. Apesar de já ter sido apresentado pela Intel durante o IDF, a versão 1.0 do RedFlag MIDINUX está agendada para maio deste ano.
Veja mais informações e fotos em pedroaxl.com
Deixe seu comentário