De vez em quando aparecem novos componentes que são interessantes do ponto de vista técnico, mas que não tem muita utilidade na prática. Este é o caso deste adaptador, lançado por uma empresa japonesa:
Trata-se de um adaptador, que permite instalar uma placa PCI de 32 bits em um slot PCI Express 1x. Embora ainda sejam um item raro aqui no Brasil, já existem algumas placas novas que incluem apenas slots PCI Express, abandonando a compatibilidade com as velhas placas PCI.
Como os dois barramentos são fundamentalmente diferentes, o adaptador inclui um bridge, ou seja, um chip que faz a conversão dos sinais. Como um slot PCI Express 1x não é capaz de alimentar simultaneamente o chip conversor e a placa PCI instalada no adaptador, a placa inclui um conector de força adicional. Para usá-lo, você precisa “desmontar” a placa PCI, removendo o suporte metálico, de forma que ela se encaixe no suporte do adaptador.
Existe uma palavra no português que define bem esta solução. Ela começa com “g”, tem um “b” no meio e termina com “ra” :). Além de caro (US$ 43 + frete + impostos), o adaptador possui problemas de compatibilidade com muitas placas PCI e, convenhamos, não é uma solução muito elegante. Na época da transição do ISA para o PCI, existiram adaptadores semelhantes, destinados a instalar uma placa ISA em um slot PCI (veja um exemplo aqui), mas nenhum deles se tornou popular. A maioria das placas de expansão PCI são periféricos baratos, como placas de rede, placas de som e modems. Mesmo que eventualmente você acabe optando por uma placa-mãe contendo apenas slots PCI Express, sairá mais barato substituir os periféricos por outros PCIe, do que sair comprando adaptadores.
A página original está em Japonês, mas você pode ver uma tradução automática para o inglês aqui
(agradecimentos ao D.2 do fórum, que indicou o link da notícia)
Deixe seu comentário