Mark Suttleworth, fundador do Ubuntu, anunciou o nome da nova da versão 7.10, de outubro deste ano: Gutsy Gibbon, com a data de lançamento do Feisty Fawn datada para 19 de abril.
Mas a novidade principal não são estas. uma versão “Ultra-free”, ou completamente livre, está sendo planejada para sair paralelamente em outubro. Esta consistirá numa distribuição sem qualquer tipo de licença proprietária: sem firmwares, drivers, imagens, sons, aplicativos ou outro conteúdo que não inclua todo o material 100% livre para modificar, mexer e redistribuir. “Ultra-free” foi designado para ir além do “free” que estamos habituados a ler.
Ele ainda disse que a distribuição pode ser feita em conjunto com o Gnewsense, distribuição baseada na Free Software Foundation. A idéia foi gerada também a partir das discussões de inclusão de drivers e aplicativos proprietários no Fesity, o que não agradou muito o fundador e dos desenvolvedores. A versão Ultra-free, em outras palavras, seria o “xodó” da equipe do Ubuntu.
Shuttleworth disse ainda que a versão Gutsy Gibbon terá um foco numa rotina de instalação mais fácil, e que essa não será uma versão LTS – contudo, terá grande desenvolvimento para os ambientes de servidores. Ele não sabe também se o desktop 3D virá ativado por padrão.
Veja mais em:
http://www.tectonic.co.za/view.php?id=1447
Deixe seu comentário