A linha Axim da Dell inclui alguns dos palmtops Windows Mobile mais poderosos. Mesmo o “vovô” Axim 30 utiliza um processador Intel XScale PXA270, de 624MHz. Os X50v está entre os primeiros palmtops a utilizarem telas de 640×480, o que ajuda na navegação web e edição de documentos em geral. Combinando a tela e o processador parrudo, ele era também muito bom no quesito multimídia, com potência de sobra para assistir vídeos longos.
Note o uso do “eram” na frase anterior. Depois de 5 anos de serviços prestados, a linha Axim está sendo silenciosamente descontinuada pela Dell. Embora não tenham publicado maiores explicações, me parece claro que o motivo é a progressiva queda nas vendas dos palmtops que temos acompanhado nos últimos anos. Os smartphones estão ganhando popularidade, enquanto o mercado dos palmtops está encolhendo rapidamente.
Produzir smartphones é um pouco mais complicado, pois além do hardware e software, é necessário certificar os aparelhos e lidar com as agências reguladoras de cada país, além de criar relações com as operadoras, já que a maioria das pessoas adquire os aparelhos ao assinar novos planos. Ou seja, muito trabalho e retorno incerto.
Enquanto isso, a Palm divulgou mais uma vez que pretende atualizar seu sistema operacional, migrando para um sistema baseado em Linux. Estão repetindo a mesma história desde 2004, sem resultados concretos, por isso a credibilidade da empresa neste quesito não é das melhores. Desta vez, divulgaram o desenvolvimento de (mais uma!) nova plataforma, desenvolvida pela própria Palm, não mais pela Access, que incluiria o Opera, manteria compatibilidade com os softwares atuais (através de algum sistema de emulação ou virtualização do Garnet) e, como se não bastasse, estaria pronta até o final deste ano! Minha bola de cristal parece estar com defeito, pois quando a consultei para tentar obter mais informações sobre a plataforma, só apareceram quatro palavras: “don’t hold your breath”. 😉
Deixe seu comentário