O Debian Etch, ou 4.0 foi finalmente lançado oficialmente neste domingo, após quase 4 meses de adiamentos.
Embora não seja muito comum ver alguém utilizando o Debian em um desktop, ele é a distribuição mais usada em servidores e é usado como base para diversas distribuições, incluindo o Ubuntu, Kurumin, Mephis, Knoppix, Kanotix, Freespire, Xandros e muitos outros. Segundo o Distrowatch, existem nada menos do que 129 distribuições derivadas do Debian (sem contar os “netos”, derivados delas), contra 63 derivados do Fedora e 28 do Slackware.
Além disso, os releases do Debian são muito mais raros. O Etch ficou nada menos do que 21 meses em desenvolvimento, um lento processo de cozimento, que resultou num release bastante estável. Mesmo durante a fase de desenvolvimento, um número surpreendentemente grande de usuários vinha utilizando-o através do repositório testing.
Com o lançamento do Etch, o Sarge passa a ser o “oldstable” e o Lenny passa ser o novo “testing”, até que (se tudo correr bem ;), daqui a mais 18 meses venha a se tornar a nova versão estável. O Sid continua firme e forte como a eterna versão instável, destinada aos aventureiros.
Veja o anúncio oficial no: http://www.debian.org/News/2007/20070408
Lista de mirros para download: http://www.debian.org/CD/http-ftp/
(procure pelos mirros que já contém a pasta “4.0_r0”).
Deixe seu comentário