No tutorial sobre USB que publiquei em fevereiro abordei a possibilidade de usar as portas USB como fonte de energia para alimentar dispositivos diversos. Hoje e dia já existem ventiladores, luzes, carregadores de celular e todo tipo de bugigangas “powered by USB”.
Usar a energia das portas USB torna as coisas muito mais simples, pois temos uma corrente contínua de 5v, já estabilizada; muito mais fácil do que ligar com a corrente alternada da tomada. Se o seu dispositivo utilizar uma tensão mais baixa que 5v, não há problema, basta adicionar um resistor. Se ele utilizar uma amperagem maior do que a oferecida pela porta USB, também não tem problema, basta usar duas portas, como fazem as gavetas para HDs 2.5″.
Uma notícia recorrente são as pilhas USB. Elas não são exatamente uma novidade, já que os primeiros produtos chegaram ao mercado a mais de um ano. Apesar disso, a notícia continua circulando pela web:
Como você pode ver pela foto, elas são pilhas AA, com um conector USB adaptado, que permite recarregar a pilha simplesmente ligando-a a uma porta USB vaga. Você pode encontrar estas pilhas no: http://www.usbcell.com. Um conjunto com duas pilhas custa 11 euros (+ envio + impostos). Mas, antes que você pense em sacar seu cartão internacional, deixe-me explicar por que elas não são uma boa idéia 🙂
Em primeiro lugar, elas são pilhas NiMH comuns, que possuem uma vida útil estimada em algumas poucas centenas de recargas. O conector USB, junto com o resistor e outros componentes necessários, reduzem a área útil da pilha em quase 40%, o que faz com que elas tenham uma capacidade muito mais baixa que as pilhas recarregáveis tradicionais. Enquanto temos no mercado pilhas de 2200 ou até mesmo 2800 mAh, as pilhas USB possuem apenas 1300 mAh, o que está no mesmo nível das pilhas alcalinas.
Em segundo lugar, 11 euros por duas pilhas é um preço absurdo. Embora ainda custem um pouco caro aqui no Brasil, as pilhas recarregáveis são um item bastante barato lá fora. Com menos de 5 dólares, é possível comprar um, ou até dois conjuntos com 4 pilhas de 2200 mAh (ou mais) no ebay.
Ou seja, estas pilhas USB são na verdade apenas uma jogada de marketing, para atrair o público “descolado”. Na prática elas não passam de uma simples curiosidade. Se você gostou da idéia de recarregar pilhas usando a porta USB, recomendo que procure um carregador de pilhas USB. Eles são um item relativamente fácil de achar hoje em dia e permitem recarregar até 4 pilhas de uma vez :).
Deixe seu comentário