O projeto OLPC (One Laptop Per Child) anunciou ontem que depois de 303 protótipos, finalmente chegaram numa versão satisfatoriamente estável do Red Hat Linux, com gerenciador de janelas Sugar. O sistema foi considerado estável pelo presidente do projeto Walter Bender.
Nesta versão, estão incluídos uma rede Mesh funcionando sem erros, atualização no navegador Web que suporta telas de alta resolução, Gnash (o Flash Player livre) pré-instalado, apesar do funcionamento normal do Adobe Flash Player, correção no driver do touch-pad, e aceleração no tempo de boot do laptop.
O OLPC já despachou cerca de 2500 laptops de testes para oito países no último mês, e neste, 100 para uma escola na Nigéria, também para fins de testes.
Ainda falando tecnicamente sobre o laptop, suas características são tela LCD de 1200×900 pixels (7.5″), câmera digital, suporte à rede wireless 802.11b/g. Ele possui processador AMD Geode de 366 MHz, 128MB DRAM e 512 MB em memória flash para dados, três portas USB e LinuxBIOS.
O projeto ainda espera os 5 milhões de pedidos, segundo a Quanta, para o preço unitário cair para 100 dólares. Só lembrando, o Brasil está entre os participantes do programa.
Veja mais em:
Deixe seu comentário