Microsoft não consegue patente sobre o FAT na Alemanha

O site LinuxDevices.com publicou recentemente o fracasso da Microsoft em tentar a patente sobre o sistema de arquivos FAT na Alemanha.

A empresa havia conseguido registrar a patente dos EUA, porém, a corte alemã disse que o pedido da Microsoft “não é baseado numa atividade inventiva”. A MS se baseou na proteção que o escritório europeu de patentes garantiu à empresa.

FAT é um sistema de arquivos usado pelo Windows e vários outros sistemas operacionais e dispositivos, como pen-drives e outros USB. No Linux, é usado pelo Samba, programa que permite à computadores com Windows escrever e ler arquivos em servidores Linux, e vice-versa. Lembramos que o sistema FAT não é essencial para o Linux.

Vários desenvolvedores de Linux e software livre disseram que o pedido de patende do sistema FAT em vários países foi uma forma da Microsoft atacá-los. O CEO da empresa, Steve Ballmer, disse que o Linux “usa propriedade intelectual da MS”

A MS está aguardando o licenciamento do sistema FAT para empresas européias por preços que variam a 25 centavos de dólar por unidade produzida a uma percela apenas de 250 mil dólares, um absurdo. Nenhum desenvolvedor Linux disse admitir pagar a quantia.

Porém, na Alemanha, nem mesmo os fabricantes vão pagar algo. Pelo menos por enquanto.

http://www.linuxdevices.com/news/NS2298023810.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X